O Evento, realizado anualmente pela Nestlé Nutrição Infantil, tem como objetivo refletir sobre a importância que a nutrição cumpre nos primeiros 1000 dias de vida do bebé e o impacto que isso representa, a longo prazo.

Os primeiros 1000 dias correspondem ao período que se inicia na fase de conceção e que se prolonga até aos 24 meses de vida e constituem uma etapa muito importante que irá determinar a vida futura do bebé. Sendo um período de programação, de desenvolvimento e de crescimento, tudo o que acontece durante esta fase é decisivo para o bebé, pelo que a alimentação assume, assim, um papel determinante para que seja um adulto saudável.

Tendo em conta esta importante evidência, e procurando refletir sobre os temas nutricionais chave neste período tão importante da vida do bebé e que têm o poder de impactar a sua saúde futura, o Evento realizado pela Nestlé – “Primeiros 1000 dias. Impactos na saúde futura do bebé” – contou com a presença de Hugo Cavaco, pediatra neonatologista do Hospital Beatriz Ângelo e, também, com a participação de Conceição Calhau, nutricionista, docente e investigadora área de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa que, durante as suas apresentações, focaram respetivamente, dois dos importantes temas que dinamizaram este Encontro – “O leite materno continua a surpreender-nos. Novos desafios para a investigação” e “Pode um bebé ser vegetariano? Atuais tendências na nutrição infantil”.

O painel de oradores deste Evento contou, ainda, com a participação de Fernando Carvalho, Diretor da Nestlé Nutrição Infantil em Portugal, de Helena Canário, Medical and Scientific Relations, e de Ana Sofia Brito, responsável de Comunicação, ambas ligadas a esta mesma área da Nestlé.

Nutrição adequada nos primeiros 1000 dias = Adulto saudável no futuro

Hugo Cavaco aprofundou, na sua intervenção, a importância do leite materno e as vantagens que apresenta como o melhor alimento para o começo de uma vida saudável. Segundo o pediatra, “a composição do leite humano é dinâmica e evolui com o tempo, adaptando-se às necessidades nutricionais dos lactentes, sendo, por isso, uma fonte de energia de macronutrientes e de micronutrientes bioativos muito abrangente, essenciais para o crescimento e desenvolvimento”. Na sua apresentação, o pediatra salientou ainda que a OMS, a UNICEF, a Academia Americana de Pediatria, entre outras organizações similares, recomendam “a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de idade, em conjunto com a introdução de alimentos complementares, prolongando-se a mesma enquanto for mutuamente conveniente para mãe e para o bebé”.

Por seu lado, a nutricionista Conceição Calhau clarificou, neste Encontro, a importância crescente que várias tendências nutricionais como, por exemplo, o vegetarianismo, o veganismo e a alimentação orgânica têm vindo a adquirir nos hábitos alimentares, explicando as suas vantagens (e desvantagens) na alimentação do bebé.

Helena Canário, Medical Scientific Relations Manager na Nestlé Nutrição Infantil Portugal, destacou na sua apresentação que as necessidades específicas dos bebés são diferentes dos adultos e que se refletem nas próprias questões relacionadas com a produção e proveniências das matérias-primas, processos de fabrico e controlo de segurança e qualidade dos alimentos infantis. Segundo a responsável, “a elevada taxa de crescimento e desenvolvimento dos bebés e a sua limitada capacidade gástrica obriga a repensar a qualidade e quantidade de alimentos a oferecer nesta etapa: o bebé não é um mini-adulto, por isso, requer uma alimentação específica e de proveniência controlada, enquadrada pela legislação em vigor e ajustada às guidelines fornecidas pelas sociedades científicas relacionadas com a área da nutrição infantil”.

Investigação científica e soluções nutricionalmente seguras

O Diretor da Nestlé Nutrição Infantil em Portugal, Fernando Carvalho, abordou na sua intervenção o compromisso da Nestlé, enquanto líder e especialista no mercado da Nutrição infantil, e o papel que a alimentação cumpre durante os primeiros 1000 dias de vida do bebé, salientando a forma como esta pode “programar”, positivamente, a sua saúde futura. Ao longo da sua apresentação, o responsável salientou o fato da Nestlé estar na vanguarda da investigação científica e focada no desenvolvimento de soluções nutricionalmente seguras e que contribuem para um crescimento saudável, destacando ainda a responsabilidade da marca em contribuir para a formação dos profissionais de saúde em matérias de nutrição e, também, dos pais (e futuros pais), reforçando que “o que se pretendente é uma comunidade com o máximo de informação possível para que possam ser tomadas as escolhas mais acertadas neste período tão decisivo da vida do bebé”.

Uma nova geração de Mães “100 por cento digital”

O painel de apresentações do Evento realizado pela Nestlé – “Primeiros 1000 dias. Impactos na saúde futura do bebé” – findou com o contributo de Ana Sofia Brito, responsável de Comunicação da Nestlé Nutrição Infantil em Portugal, que tocou numa temática muito relevante: o perfil das Mães que caracterizam a nova geração e a forma como acompanham o crescimento dos seus bebés. A responsável destacou, durante a sua intervenção, a importância que a Internet cumpre, cada vez mais, na vida destas jovens Mães como motor de busca de informação para os seus esclarecimentos e dúvidas, referindo ainda o papel relevante que os especialistas assumem neste sentido também e questionando as mudanças na forma de relacionamento com os profissionais de saúde, devido à quantidade de informação disponível e ao tipo de contacto mais imediato proporcionado por toda a inovação tecnológica.

Depois das apresentações, seguiu-se um debate entre todos os presentes e que contou com a participação da conhecida apresentadora de televisão, Fátima Lopes, como moderadora. O debate findou com um momento especial, no qual o cantor Filipe Gonçalves partilhou a sua mais recente experiência de paternidade, que aconteceu em abril deste ano. Filipe cantou um dos seus mais recentes êxitos ‘Dança Joana’ e partilhará em primeira mão uma música que compôs para a sua filha recém-nascida.

O Evento terminou com um showcooking, dinamizado pela blogger Joana Andrade Nunes do Blog “Camomila Limão” e autora do livro “Quatro gerações à mesa”, onde foram dadas a conhecer receitas para toda a família, incluindo as que a blogger faz para os seus bebés.

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF