12 Abr, 2017

Empresa austríaca anuncia estudo clínico de vacina contra o Zika

A empresa Themis Bioscience desenvolveu, com sucesso, uma vacina contra o vírus Zika e já lançou um estudo clínico aberto a voluntários de todo o mundo

Em comunicado citado pela Efe, a companhia explicou que a nova vacina é baseada numa tecnologia já aplicada com sucesso em outra vacina contra a Chikungunya.

Segundo a empresa, na nova vacina foi aplicada a tecnologia do ácido desoxirribonucleico (DNA) recombinado e “promete uma resposta imunológica rápida e eficaz”.

O programa de vacinação “está baseado numa vacina com o vírus vivo atenuado”, lê-se no comunicado, que acrescenta que a técnica é um tipo de imunização que já é empregado na pólio, na rubéola e no sarampo, e que consiste em inocular no indivíduo o mesmo vírus que provoca a doença, mas manipulado para diminuir sua periculosidade e para que estimule às defesas do organismo a combatê-lo.

Na primeira fase do estudo clínico, 48 voluntários vão testar três tratamentos com diversas doses e o objetivo é identificar a mais idónea quanto ao efeito protetor e a tolerância.

O estudo será realizado no Departamento de Farmacologia Clínica e no Instituto de Profilaxias Específica e Medicina Tropical da Universidade de Viena. Espera-se que os primeiros resultados sejam divulgados dentro de seis meses.

Esse é o “primeiro estudo mundial de uma vacina viva atenuada de DNA recombinado contra o Zika”, afirmou no comunicado o presidente e fundador da Themis Bioscience, Erich Tauber.

“As vacinas atenuadas são consideradas superiores porque induzem uma ativação mais rápida e mais completa do sistema imunológico, com uma imunidade duradoura”, acrescentou.

LUSA/SO/SF

 

Msd - banner_final

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais